sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sexta é dia de manicure.

Oi gatas, se preparem porque o post de hoje é giga. Hoje vou finalmente mostrar como faço as minhas unhas pra vocês. Sempre falo que não tiro mais a cutícula (há mais ou menos 1 ano), e vou explicar porque. A cutícula é o que protege a raiz da unha contra agentes externos, esse é um dos motivos que não podemos retirá-las. Quando estamos com as mãos por fazer, conseguimos ver pelinhas brancas e ressecadas (células mortas) ao redor das unhas, e quando tiramos as cutículas com alicate não conseguimos retirar somente as que estão branquinhas, retiramos também as que ainda não estão ressecadas , ou seja, as que ainda estão vivas, exercendo seu papel de proteção. Assim sendo, retiramos a proteção natural e ainda estimulamos o crescimento de mais peles, já que esta região sofreu uma agressão (o corpo interpreta dessa maneira e tenta regenerar o quanto antes). E o que acontece, minha gente? As cutículas vão aumentando de volume, ficando grossas e ressecadas, mais e mais a cada semana. Isso tudo sem contar nos possíveis acidentes, os famosos "bifes" que são tirados com os alicates. Vou contar pra vocês o que eu vi outro dia e fiquei raciocinando depois. Fui no salão cortar e tingir meu cabelo, e tinha uma pessoa com a mão linda (por isso prestei atenção) fazendo as unhas com a manicurista, porém o tal "bife" já tinha sido tirado da pobre coitada, e não parava de sagrar por nada, depois a manicurista continuou o serviço passando base, esmalte e extra brilho por cima da caca toda. Fiquei pensando naqueles esmaltes e palitos todos contaminados, e também pensei na próxima cliente que usaria aqueles esmaltes. Por mais que ela tenha levado seu próprio alicate, o esmalte não era dela, e aí? Todo mundo saiu perdendo, a cliente, pois tinha um pedaço a menos no dedo, a manicurista, que não queria ter feito aquilo, e a próxima cliente, que seria contaminada com o sangue da anterior. ECA!!! Pensaram no perigo disso tudo? Quando digo contaminar pode ser com qualquer coisa, de fungo a Hepatite e etc. Não quero deixar vocês com medo, mas conscientizar sobre tudo isso, podendo melhorar toda a situação. Também não estou dizendo pra vocês pararem de frequentar a manicurista, vocês podem aprender e pedir pra que ela faça isso pra vocês. Vamos lá ao passo a passo (se clicar nas fotos elas ficam grandes):

1- Tire o esmalte das unhas. Eu uso esse produto (lenços removedores de esmalte Océane Paris), dentro dessa caixinha vem uns lencinhos com removedor oleoso, não deixa as unhas ressecadas, e ainda tem cheirinho de baunilha.


2- Lixe as unhas, deixando-as com o formato desejado. Eu lixo as minhas com aquela lixa de polir, mais fininha, pois assim elas ficam menos quebradiças.




3- Passe o produto amolecedor de cutículas sobre as cutículas e deixe agir de 1 a 2 minutos . Eu uso esse da Mavala (Eau Emolliente), mas existem várias outras marcas (por exemplo Avon mira cuticles), e também dá pra usar Bepantol pomada.


4- Hora de empurrar as pelinhas pra baixo, não use espátula de metal (debrida a unha), use de madeira ou de plástico. A minha é essa:


5- Isso feito, pego um palitinho e enrolo num pedaço pequeno de algodão e passo sobre a cutícula, fazendo movimento de rodar o palito sobre a base da unha com uma leve pressão. As vezes uso um pouco de água para umidecer o algodão (bem pouco). As peles vão saindo, esfarelando, como se estivesse descamando.


6- Elas vão ficar assim:


7- Então lavo as mãos com água e sabão, pra retirar resíduos de produto. Depois aplico esse produto (fortificante Mavala Scientifique), para endurecer as unhas. Esse passo não é obrigatório, mas como uso toda vez, estou contando pra vocês, mas se quiser pode pular. Minhas unhas eram muito fracas, e esse produto fez milagre. Passo do meio para as pontas das unhas.


8- Finalizando, passo base, esmalte e top coat. Hoje o escolhido foi o Militar da Colorama, da coleção nova Fashion. E por cima o Reflexos Dourados, também da Colorama.


9- Depois do esmalte seco, passo um hidratante pra colocar tudo em ordem. Estou usando esse Soft da Nivea:


10- Voilá: mão pronta, saudável e hidratada:


Quando se começa a fazer unhas dessa maneira, as cutículas não vão ficar 100%, pois elas estarão em processo de regeneração ainda. Acredito que após um mês fazendo isso toda semana, as unhas já estarão com aspecto de unhas perfeitas. Outra coisa que também é necessário fazer é a manutenção, ou seja, hidratar as cutículas e as mãos todos os dias, semana que vem mostro os produtos que eu uso. É isso meninas, fico muito feliz de ter compartilhado isso com vocês, pois estou muito satisfeita com o resultado de um ano sem tirar cutículas. Unhas mais fortes, saudáveis e sem machucadinhos incômodos depois de fazer a manicure. Espero que tenha ajudado, bom final de semana e até segunda. Beijosss.

9 comentários:

  1. Natalia! Este post era tudo o que eu precisava! Vc sabe que por aqui não temos os serviços de manicure (ao menos não a preços razoáveis), então não estou tirando a cutícula faz tempo. Vou comprar esse seu produto e começar a usar. Depois te conto!
    Um beijão e super obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati, que bom que te ajudei!!! Parei de tirar a cutícula quando estava aí na Europa também. Aí tem muitos produtos pra unha, a um preço acessível. Esses da Mavala são ótimos!!! Beijosss.

    ResponderExcluir
  3. Caprichou no post hoje, hein! Super detalhado... Eu sei que funciona mesmo, só é preciso disciplina pra manter a mão bonita. Vou me policiar a seguir a sua rotina e também aos cuidados extras durante a semana. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei.... onde eu compro esse negocio de amolecer cuticulas?? muito bom! tb faço minhas unhas mas não tem ficado tao legal de tanto que eu tiro...

    Bjos querida Laura

    ResponderExcluir
  5. Unhas frageis
    Não se se você sabe mas existem os esmaltes, cremes e removedores da linha Ecrinal da França ,especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas e deterioradas . ate no caso das unhas roídas, e o único que não sai na agua
    Os produtos não contem acetona, formaldeido, tolueno nem parabeno o que é ótimo. O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
    www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )
    A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (dermexpress, pharmaweb,... )
    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, Nati! Super útil!! bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura, coisas da Mavala vc encontra na Epoca cosméticos, Sacks, Nissey, se quiser te passo os links depois.
    Obrigada Jacques sobre a dica, vou pesquisar sobre os produtos e quem sabe mostrar algo por aqui. Beijosss.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal! Sempre que eu faço a unha na manicure (o que não é algo tão frequente, já que com bebê os horários e prioridades dão uma certa mudada!) eu peço pra elas não tirarem a cútícula muito funda. Umas fazem e outras torcem o nariz. Mas é que fica tão sensível e depois de dois dias já tá horrível! cresce muito rápido, fica feio logo e machuca!
    Vou tentar suas dicas. Ótimas!

    Ah, aproveitando: você conhece uma marca chamada "bare essentuals"? Minah mãe trouxe umas coisas pra mim (incluindo um primer - que nem sabia que existia!) e acgei muito bacana mesmo. As foundations são empó, mas com toque cremoso ao passar com pi ncel. E no kit inclui um DVD que ensima a fazer uso dos foundations e warmthes. Dá uma olhada no site www.baressentuals.com e depois me fala se é memsmo legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, conheço sim a Bare essentuals é uma marca muito boa, é um starter esse que vc ganhou, né? Minha irmã tem esse kit e adora. Usa e depois me diz o que achou. Beijosss.

    ResponderExcluir