segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Problemas nas unhas.

Já falei aqui sobre como fiz para parar de tirar as cutículas das unhas, e às sextas mostro o esmalte escolhido da semana, mas agora a pouco estava vendo Ana Maria Braga e vi uma reportagem sobre os sinais que as unhas nos dá sobre a nossa saúde e achei bom falar um pouquinho mais sobre unhas pra vocês. Não vou falar sobre os sinais que as unhas nos dá, pois isso só um médico especialista pode falar, então se você tem manchas escuras ou claras, descolamento da unha, ou ainda percebeu algo de estranho vá a um dermatologista. Quero falar pra vocês como deixar as unhas saudáveis e não de tratamento de doenças, certo? As unhas fazem parte da nossa estética, e é claro que queremos elas fortes e sadias, mas às vezes não nos atentamos para alguns erros que praticamos no dia a dia. Vou falar alguns problemas e algumas soluções possíveis (antes de mais nada gostaria de dizer a todas que sou nutricionista também, por isso vou falar de alguns nutrientes), vamos lá:



- Unhas delicadas e frágeis, quebradiças, unhas moles e unhas ressecadas: normalmente resultado de deficiciência de vitaminas, minerais e cálcio e também muita exposição a produtos de limpeza.
Solução: use luvas quando for entrar em contato com produtos de limpeza e preste atenção a alimentação. Coma mais frutas e legumes e também recomenda-se a ingestão de 2 a 3 porções de lácteos por dia.

- Unhas amareladas: geralmente ocasionado pelo tabaco e pela aplicação do esmalte diretamente na unha sem base.
Solução: parar de fumar e no caso de uso de esmalte diretamente na unha, utilizar uma base antes.

-Cutículas que crescem muito rápido: remoção exagerada das cutículas e falta de hidratação das mesmas.
Solução: não retirar as cutículas e hidratá-las todos os dias com produtos adequados.

-Unhas que crescem devagar: pode ser hereditário, mas também pode ser causada por uma dieta inapropriada.
Solução: se alimentar adequadamente, fazendo o uso de verduras, legumes e frutas diariamente.

-Unhas inflexíveis, duras: isso ocorre porque a queratina se torna impregnado de cálcio ou silicone. Pessoas que sofrem de arterosclerose podem estar associados a esse sintoma. Trabalho manual pesado também desenvolve queratinização excessiva das unhas.
Solução: hidratar bem as unhas, assim evita-se que se quebre próximo ao platô da unha.

A maioria dos problemas aqui citados se resolvem com uma boa alimentação, hidratação das unhas e cutículas e proteção das mãos quando usar produtos de limpeza. Então se você fizer a prevenção, com certeza terá unhas bonitas e saudáveis. E caso o problema se agrave e não se resolva com essas dicas procure um dermatologista, ele com certeza resolverá o problema. Beijosss e até amanhã.

2 comentários:

  1. O meu maior pecado é não hidratar as mãos mais frequentemente. Então apesar de não tirar as cutículas profundamente elas crescem mais do que eu gostaria. Vou começar a hidratá-las mais e depois te conto. Antes minhas unhas eram bem molinhas, mas o suuuper endurecedor de unhas da Mavala já cuidou disso. Dica sua! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. nossa que interesande kkkkk ridiculo

    ResponderExcluir